Pode ocorrer por diversos motivos e engloba fatores mecânicos, alterações no alinhamento das pernas (pernas tortas) e alterações inflamatórias que fazem com que tenhamos pioras agudas da dor, com inchaço e inflamação no joelho.
Vários fatores influenciam o seu aparecimento, entre eles:
Genéticos
Algumas pessoas estão mais propensas do que outras devido ao fator genético, contudo, isso não é o único fator.
Doenças inflamatórias
Algumas doenças, como a artrite reumatóide, gota e outras artrites podem lesionar diretamente a cartilagem, fazendo com o que o próprio corpo desgaste a cartilagem do joelho.
Sequela de lesões na perna e no joelho
Algumas fraturas ao redor do joelho fazem com que, além dos ossos, a cartilagem fique machucada. Muitas vezes, mesmo após a cicatrização do osso, essa cartilagem danificada fica cada vez mais desgastada, levando a uma quadro de artrose ao longo do tempo.
Em alguns casos, as fraturas podem cicatrizar na posição errada fazendo com que um lado do joelho fique mais sobrecarregado do que outro, dando origem a lesões na cartilagem que vão evoluir para artrose.
Sequela de lesões nos meniscos e nos ligamentos
A ausência de meniscos e ligamentos fazem com que o nosso joelho fique mais frouxo, menos lubrificado e menos amortecido. Ao longo do tempo, isso faz com que nosso joelho se desgaste, evoluindo com lesões repetidas de cartilagem e desgaste/artrose precoce.
Obesidade e comorbidades
Sabemos também que a presença de artrose primária está muito correlacionada com outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. Essa doenças não só aumentam a carga na articulação, como aumentam a inflamação que faz com que mais cartilagem seja degradada.
Ao longo do tempo, a inflamação, em conjunto com os desgastes dos ligamentos e meniscos, fazem com que haja perda de cartilagem cada vez maior até que o joelho fique, muitas vezes, com contato osso com osso. Isso causa dor e progressão das deformidades.
Sendo assim, precisamos entender cada fator e tratar cada paciente individualmente, a depender da causa de sua artrose.
O ortopedista de joelho é o médico que irá diagnosticar e tratar esta condição!
.
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.