Cirurgia para artrose no joelho: entenda!

out. 25, 2022

Como será a cirurgia para artrose no jeolho?


Após a falha do tratamento não cirúrgico, temos algumas opções de tratamento mais invasivo para melhora das queixas na artrose. 


A melhor opção deve ser feita de maneira individualizada para cada paciente e deve levar em conta fatores como: 


  • Problemas de saúde;
  • Funcionalidade;
  • Severidade do quadro;
  • Procedimentos prévios;
  • Desejo do paciente, entre outros fatores. 


Conversaremos agora sobre algumas possibilidades de cirurgia para artrose no joelho


Artroscopia 


Trata-se de uma modalidade de tratamento em que realizamos uma limpeza, ou toalete, dentro do joelho. Na artrose, algumas vezes, as lesões de cartilagem, menisco e fragmentos ósseos se soltam dentro do joelho e podem levar a corpos livres que causam sintomas, como instabilidade e travamento. 


A artroscopia é uma cirurgia de menor porte e pode ser útil em alguns casos menos severos em que há um sintoma mecânico de travamento e bloqueio no joelho, contudo não deve ser feita de rotina para todos os pacientes. 


Esta técnica para a artrose vem sendo cada vez menos utilizada devido a estudos recentes e deve ser adotada em casos específicos.


artroscopia-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo


Osteotomia 


Trata-se de uma cirurgia de realinhamento da perna. Em alguns casos de artrose, o desgaste ocorre de forma leve e assimétrica, fazendo com que um compartimento ao lado do joelho fique mais sobrecarregado e desgastado do que o outro.


Nestes casos, e em pacientes de menor idade e maior demanda, a cirurgia de osteotomia pode fazer sentido para que o lado acometido pelo desgaste tenha sua carga aliviada. 


Mudando o eixo de carga, a forma como pisamos diminui a dor e a progressão da deformidade no lado afetado. 


Essa cirurgia tem uma durabilidade de, aproximadamente, 10 anos antes de novas alterações de desgaste ou outras alterações começarem a ocorrer e pode ser uma boa opção para pacientes específicos que desejam adiar a realização de uma prótese.


osteotomia-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo


Prótese parcial de joelho


Para pacientes mais idosos, que possuam menor demanda e que tenham artrose em apenas um compartimento ou lado do joelho, a opção de uma prótese parcial do joelho pode ser uma alternativa. Neste tratamento, realizamos a substituição parcial do joelho por uma prótese de metal. 


Como se trata de uma prótese parcial, os ligamentos originais do joelho são mantidos e há uma menor morbidade no tratamento do que na prótese total do joelho, com maior funcionalidade e naturalidade do movimento. 


Neste tipo de prótese, porém, não conseguimos mudar as alterações de eixo da perna (pernas muito tortas) e, por isso, nem sempre pode ser realizada.


protese-parcial-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo
cirurgia-protese-parcial-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo


Prótese total de joelho


Trata-se do principal tratamento cirúrgico realizado para a artrose refratária do joelho. Com a substituição do joelho por componentes de metal e polietileno, a prótese de joelho consegue aliviar com maior previsibilidade e consistência as queixas e deformidades da artrite. 


A durabilidade das próteses de hoje em dia pode chegar a 20 anos e costuma ser o carro chefe de tratamento para os casos mais graves, com joelho mais torto e sem melhora clínica. 


Esta é considerada uma cirurgia de grande porte (é realizado um corte no meio do joelho) que necessita de preparação e avaliação multi especialista para sua realização.


cirurgia-protese-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo


Bloqueio de nervos geniculares


Trata-se de uma modalidade nova de tratamento em que utiliza-se de medicamentos e equipamentos para “queimar” os nervos que inervam o joelho.


Dessa forma, pode-se obter um alívio das dores, pois o canal que leva a percepção de dor é destruído. 


São realizadas ablações guiadas por radiografias ou ultrassom em 3 principais pontos do joelho, bloqueando os nervos geniculares, responsáveis pela dor.


Em casos de pacientes que não possuam condições para realizar prótese de joelho e não desejam ser submetidos a procedimentos maiores, essa nova modalidade de tratamento pode ser uma boa opção de melhora da dor. 


bloqueio-nervos-geniculares-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-especialista-cirurgia-joelho-sao-paulo

Um ortopedista especialista em joelho experiente realizará a cirurgia e acompanhará o paciente até sua completa reabilitação!



.

tratamento-sem-cirurgia-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
01 nov., 2022
Será possível fazer o tratamento sem cirurgia para artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e explica!
diagnostico-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
18 out., 2022
Como fazemos o diagnóstico da artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e aborda esta tema!
consequencia-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
11 out., 2022
Quais as consequências da artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e fala mais sobre este assunto!
artrose-desgaste-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
04 out., 2022
O que é a artrose ou desgaste do joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e explica esta doença. Confira!

Dr. Diego Munhoz

Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.

Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!

  • Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
  • Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
  • Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).
Agende Sua Consulta
tratamento-sem-cirurgia-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
01 nov., 2022
Será possível fazer o tratamento sem cirurgia para artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e explica!
diagnostico-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
18 out., 2022
Como fazemos o diagnóstico da artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e aborda esta tema!
consequencia-artrose-joelho-dr-diego-munhoz-ortopedista-joelho-sao-paulo
11 out., 2022
Quais as consequências da artrose no joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e fala mais sobre este assunto!
Mais artigos!
Share by: