É possível não operar a artrose de joelho?
Não somente é possível não operar, como é mais provável que não seja necessário a realização de uma cirurgia.
Na maioria das vezes, o tratamento não cirúrgico é o tratamento de escolha inicial para o manejo da artrose de joelho. Idealmente, deve-se associar a terapias menos invasivas para que se obtenha um resultado mais duradouro e com menos complicações.
É claro que existem exceções, mas de forma geral, começamos o tratamento da artrose sem a necessidade de uma cirurgia.
Orientações sobre a doença e atividades
É de suma importância o paciente entender os fatores de risco de piora da doença, entender suas limitações e o que é necessário para sua melhora. Adequando expectativas, o paciente possui mais chance de aderir ao tratamento e de realizar a reabilitação por mais tempo, levando a um resultado melhor.
Emagrecimento e controle de comorbidades
A perda de peso diminui a carga em cima da articulação, fazendo com que haja menor desgaste e sobrecarga mecânica, aliviando assim, os sintomas gradualmente.
O controle de doenças inflamatórias, como diabetes, hipertensão e doenças da tireóide, por exemplo, diminuem a inflamação sistêmica e também ajudam no tratamento da artrose.
Tratamento fisioterápico com analgesia, fortalecimento e reabilitação seriada
Trata-se do carro chefe do tratamento da artrose. Através de diversas estratégias fisioterápicas, é possivel fortalecer a musculatura, melhorar a dor, ganhar equilíbrio e melhorar a marcha, contribuindo para a melhora da qualidade de vida.
Medicações analgésicas, anti inflamatórios, condroprotetores e opióides de resgate, se necessário
Medicações podem ser usadas para ajudar no processo. Desde analgésicos comuns para melhora da dor aguda, doses cautelares de anti-inflamatório em períodos de maior agudização e protetores de cartilagem podem ser aliados no combate à artrose.
Aplicações de ácido hialurônico e corticoides dentro da articulação do joelho
Trata-se de outro tratamento com excelente custo benefício. Através da aplicação de ácido hialurônico, ocorre uma melhora da dor, maior lubrificação, diminuição da inflamação e da mobilidade ao paciente.
Com a infiltração pode-se obter boa resposta por até 6-12 meses, podendo ser repetida, caso necessário.
Um ortopedista especialista em joelho irá orientar o melhor tratamento para o seu quadro clínico!
.
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
CLÍNICA MOVITÉ
Rua Dona Adma Jafet, 74 – CJ 123
Bela Vista
São Paulo/SP
01308-050
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.