Ortopedia

O médico ortopedista especialista em joelho é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças e lesões desta articulação. O joelho é uma articulação composta por 3 principais ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, sendo esses ossos conectados entre si através de ligamentos e tendões.

Agendar Consulta

Mais sobre a ortopedia e joelho


Esta é uma articulação muito importante para o uso dos membros inferiores e é através dele que o corpo suporta grande parte de sua carga.



Todavia, o joelho é uma articulação com pouca estabilidade óssea e seu bom funcionamento depende muito da integridade das estruturas ao seu redor, como meniscos, ligamentos, tendões e músculos.


Qualquer desvio ou alteração no joelho pode afetar outras articulações do corpo, como o quadril e o tornozelo, bem como o alinhamento geral do corpo do paciente.


Além disso, a falta de estabilidade ou dor no joelho pode ser fator de diminuição da qualidade de vida e diminuição das funções do paciente para andar, correr e praticar atividades esportivas. 

Quais os principais problemas no joelho?

O ortopedista especialista no joelho é apto para tratar uma série de doenças e traumas no joelho, por exemplo:

  • Lesões de ligamentos (ligamentos cruzados e colaterais);
  • Condromalácea patelar;
  • Lesões de menisco;
  • Lesões de cartilagem;
  • Artrose do joelho;
  • Fratura e deformidades no joelho.



Além disso, podem ocorrer situações de cistos, inchaços e outras queixas, que deveremos abordar com a devida atenção.

Leia Mais

Quando o paciente deve procurar um ortopedista especialista em joelho?

Diversas são as situações nas quais será necessário procurar um ortopedista especialista em joelho.


Assim, o paciente deve estar atento ao sentir dor, inchaço, deformidade, falseio ou falta de estabilidade, sensação de travamento, sensação de areia no joelho, vermelhidão e qualquer alteração de marcha ou das funções do joelho.


Além disso, será essencial se consultar com um especialista em joelho se sofrer algum trauma ou acidente que tenha afetado esta região.

Como é a consulta com o ortopedista especialista em joelho?

De maneira geral, em minha consulta procuro entender quais os sintomas e o que está incomodando o paciente. A partir daí é preciso buscar quais as possíveis causas ou eventos que podem estar levando aos sintomas.


É muito importante entender com qual paciente estamos lidando, quais seus desejos, doenças prévias e quais suas expectativas. Após a conversa inicial, é de suma importância que se realize um exame físico minucioso para identificar a exata localização da dor. Devemos também avaliar a estabilidade, aplicar testes clínicos, avaliar o alinhamento do joelho, sua força e sua sinergia com o corpo todo.


Além disso, pode ser necessário a realização de exames complementares, como por exemplo, a radiografia, tomografia e a ressonância magnética de modo a compreender e manejar melhor as lesões.


Então, com todas as informações em mãos elaboramos um plano de tratamento que melhor atenda às necessidades do paciente.

Agende Sua Consulta
Share by: