A cartilagem do joelho é uma camada de tecido orgânico que recobre a articulação formada por substâncias, como por exemplo, colágeno, proteoglicanos, água e células (condrócito).
Possui diversas funções no corpo humano, sendo as principais:
A lesão na cartilagem do joelho é extremamente comum na população mais idosa, em pacientes que tenham sofrido lesões em outras estruturas do joelho, como ligamentos e meniscos, e também pode ocorrer em pacientes com traumas agudos no joelho.
Inclusive, à medida que ocorre o envelhecimento da população, estas lesões se tornam cada vez mais comuns.
Além disso, lesões de cartilagem, como por exemplo a condromalácea da patela, também é uma situação comumente encontrada em pacientes mais jovens.
As lesões de cartilagem podem ocorrer por uma gama variada de causas, por exemplo:
O principal sintoma da lesão de cartilagem é a dor, comumente encontrada na região de lesão.
Além disso, um paciente com uma lesão de cartilagem mais extensa pode apresentar inchaço de repetição do joelho e até mesmo ter alterações do alinhamento da perna.
Caso haja lesão com fragmento solto dentro do joelho, o paciente pode sentir sintomas de travamento e apreensão ou sensação de algo solto na articulação.
O diagnóstico das lesões de cartilagem no joelho é feito com uma combinação de exame clínico e exame de imagem e, atualmente, o melhor exame para este diagnóstico é a ressonância magnética.
Além disso, lesões maiores podem ser visualizadas e ou presumidas pela radiografia.
As lesões de cartilagem contam com uma grande variedade de tratamentos e a escolha da melhor opção deve ser feita de forma individualizada com base nas características de cada paciente.
Dessa maneira, precisaremos avaliar o tamanho da lesão, localização, realização de tratamentos prévios, presença de lesões associadas, presença de artrose, alinhamento dos joelhos e desejo e expectativa do paciente.
De forma geral, para lesões menores os tratamentos tendem a ser menos invasivos com o uso de medicações, infiltrações, e cirurgias menos invasivas.
No entanto, lesões maiores podem demandar técnicas mais modernas de reparo de cartilagem, como por exemplo, o uso de membrana de colágeno, enxertos, transplantes e técnicas regenerativas.
Como vimos, a escolha do tratamento mais adequado irá depender da execução de um diagnóstico preciso.
Então, caso você sinta incômodos persistentes no joelho, não deixe de procurar um ortopedista especialista para avaliar seu quadro.
Cuide da sua saúde!
Fonte: Falah M, Nierenberg G, Soudry M, Hayden M, Volpin G. Treatment of articular cartilage lesions of the knee. Int Orthop. 2010 Jun;34(5):621-30. doi: 10.1007/s00264-010-0959-y. Epub 2010 Feb 18. PMID: 20162416; PMCID: PMC2903160.
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.