Dores nos joelhos estão entre os principais sintomas encontrados com o uso inadequado da academia.
Isso porque, a articulação do joelho suporta grande parte do corpo humano e exercícios que sobrecarregam uma articulação de forma inadequada podem ocasionar sintomas dolorosos tanto durante como após o treino.
De certa forma, é comum que na busca por hipertrofia e ganho de massa muscular um certo grau de lesão muscular ocorra, a qual pode vir acompanhada de dor.
No entanto, nem sempre essa dor será normal em praticantes de academia e alguns sinais de alerta podem servir de norte para que problemas não sejam ignorados, por exemplo:
Nestes casos, será preciso procurar um ortopedista para avaliar se não há uma lesão nas estruturas do joelho.
Dentre as principais alterações patológicas no joelho ocasionadas na academia podemos encontrar:
Dor muscular ao redor do joelho
O excesso de carga pode levar a dano muscular excessivo causando dor muscular aguda e tardia na musculatura ao redor do joelho, principalmente no quadríceps, flexores e gastrocnemios.
Ruptura muscular ao redor do joelho
Rupturas agudas podem ocorrer em algumas situações específicas. Por exemplo, atletas que treinam arranque na academia podem sofrer lesões de panturrilha e/ou da musculatura flexora.
Além disso, atletas que treinam contração excêntrica e salto estão mais propícios a lesionarem os tendões do quadríceps e da patela.
Rupturas ligamentares
Apesar de mais raras, alguns movimentos torcionais podem ocasionar rupturas ligamentares dentro do joelho.
Você poderá ler mais sobre as lesões nos ligamentos:
LCL - Ligamento Colateral Lateral
LCM – Ligamento Colateral Medial
LCP – Ligamento Cruzado Posterior
LCA – Ligamento Cruzado Anterior
Dor na frente do joelho
Sobrecarga do mecanismo extensor é uma causa muito comum de dor no joelho. Então, atividades como leg press e agachamento, se feitas com muita carga, muita repetição ou de forma inadequada podem causar tendinites e inflamações.
Dor no lado interno do joelho
Pacientes com fatores predisponentes podem desenvolver tendinopatias da pata de ganso e até mesmo lesões meniscais.
Dor na região lateral do joelho
Pacientes que usam a esteira para correr e/ou a bicicleta como exercício podem sofrer de atrito da banda iliotibial, comumente associada à dor na região lateral do joelho.
Existem alguns cuidados que podemos ter ao praticar exercícios que ajudam a prevenir as lesões, por exemplo:
Na maioria das vezes, os problemas originados na academia estão associados a sobrecarga e podem ser tratados efetivamente com adequação da carga e correção da execução dos exercícios.
Além disso, existem algumas medidas que o paciente pode ter em casa para amenizar a inflamação e a dor:
Todavia, caso a dor não melhore em poucos dias, será essencial consultar um ortopedista especialista em joelho.
Nos casos de lesões mais graves e traumáticas, pode ser necessário um período de imobilização, repouso, fisioterapia ou até mesmo cirurgia.
Então, nessas situações, o retorno para as atividades será gradual e dependerá das orientações do médico responsável.
Sem dúvidas, a atividade física é essencial para nossa saúde! No entanto, deve ser praticada com atenção e acompanhamento adequado, de modo a evitar lesões.
Dessa maneira, caso você sinta dor no joelho na academia, não ignore! Converse com seu instrutor e procure um médico para te auxiliar!
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.