Joelho varo: saiba o que é como fazer o tratamento

15 de junho de 2021

O joelho varo se refere a um tipo de alinhamento do membro inferior no qual os joelhos são mais afastados uns dos outros, muitas vezes não sendo possível encostá-los. 

Quando isso ocorre, o alinhamento da perna da pessoa faz com que a carga passe medialmente ao centro do joelho e isso pode causar uma série de lesões na articulação. 

Podemos dizer que o alinhamento normal do joelho varia de pessoa para pessoa. No entanto, há uma tendência de se considerar como normal um joelho que varie da posição neutra até 3° para varo. 

Contudo, algumas populações (por exemplo, os asiáticos) possuem o chamado varo constitucional, que não necessariamente está relacionado a uma patologia, mas que pode se apresentar como fator de risco para possíveis problemas.

O que pode causar o joelho varo? 

O alinhamento assimétrico patológico em varo pode ser causado por diversos motivos, por exemplo:

  • Sequela de fraturas;
  • Sequelas de lesões da cartilagem de crescimento;
  • Retirada do menisco medial;
  • Lesão dos ligamentos cruzados;
  • Artrose e desgaste do compartimento medial do joelho;
  • Lesões meniscais e de cartilagem da região medial do joelho.

Dessa maneira, pessoas com essas lesões possuem maior risco de ter o alinhamento em varo.

Além disso, indivíduos com antecedente familiar de artrose, lesões prévias no joelho, atletas de alto rendimento e com doenças específicas (por exemplo, Doença de Blount) também têm maior possibilidade de ter o joelho em varo patológico.  

Para o alinhamento em varo constitucional simétrico (ambos joelhos arqueados na mesma angulação) algumas populações, principalmente asiáticas, costumam apresentar um varo mais acentuado.

Quais os sintomas do joelho varo? 

Pacientes com joelho varo podem apresentar sintomas decorrentes da sobrecarga assimétrica da articulação na região medial (parte interna do joelho).

Assim, o principal sintoma ocasionado é a dor localizada na região medial, mas à medida que a alteração progride o paciente pode apresentar queixas relacionadas com a deformidade do joelho, ressalto lateral e instabilidade.

Além disso, nos casos de artrose mais intensa pode ocorrer inchaço e travamento no joelho.

Como é feito o diagnóstico desta alteração?

Podemos diagnosticar as alterações mais evidentes clinicamente através da inspeção articular dos membros e também com o uso de um goniômetro.

Todavia, o diagnóstico padrão ouro da deformidade em varo é feito com a utilização de radiografias panorâmicas, que permitem avaliar onde passa exatamente a linha de carga do joelho e qual o grau da deformidade.

Quais os possíveis tratamentos para o joelho varo? 

O tratamento do joelho varo pode variar bastante, a depender da causa da deformidade, do acometimento e desgaste do joelho e das queixas do paciente.

Por exemplo, em pacientes jovens com deformidade assimétrica em varo e sem artrose significativa dos outros compartimentos do joelho, a tendência geral é de realinharmos o joelho por meio de uma osteotomia.

A osteotomia é uma cirurgia na qual fazemos um corte no osso seguido por estabilização na posição adequada por meio de placas e parafusos.

Além disso, muitas vezes os procedimentos cirúrgicos são realizados com outras reconstruções, por exemplo dos meniscos e ligamentos associados.

Já em pacientes com quadros pouco sintomáticos, pacientes mais idosos com poucos sintomas ou aqueles indivíduos com baixa demanda do joelho, um tratamento conservador com reabilitação e fisioterapia costuma ser o carro chefe.

Para casos mais graves onde já ocorreu desgaste de todo o joelho e não houve melhora com outras terapias, as artroplastias (colocação de prótese) podem ser uma alternativa de tratamento, geralmente, para pacientes mais velhos e com menor demanda desta articulação.

O pós-operatório e a recuperação variam muito de acordo com a cirurgia realizada. Você poderá ler com mais detalhes sobre cada uma:

Osteotomia

Artroplastia (colocação de prótese)

Outras cirurgias do joelho

Como vimos, o tratamento para o joelho varo será individualizado, sendo necessário um diagnóstico preciso para definir a melhor solução para cada situação.

Caso você sinta incômodos e/ou identifique visualmente uma alteração nos joelhos, não deixe de procurar um ortopedista especialista em joelho para lhe auxiliar.

Dr. Diego Munhoz

Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.

Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!

  • Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
  • Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
  • Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).
Agende Sua Consulta
Cirurgia de prótese no joelho: quais as novidades dos últimos anos?
13 de fevereiro de 2025
Quais as novidades na Cirurgia de Prótese no Joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e fala sobre o assunto!
Tratamento conservador da artrose no joelho: conheça a medicina regenerativa
6 de fevereiro de 2025
Quer entender mais sobre o Tratamento Conservador da Artrose no Joelho através da Medicina Regenerativa? Dr. Diego Munhoz é Especialista em Joelho em São Paulo e explica!
Tratamento com plasma rico em plaqueta (PRP) no joelho
18 de setembro de 2024
Quer entender mais sobre o Tratamento com Plasma Rico em Plaqueta (PRP) no Joelho? Dr. Diego Munhoz é ortopedista especialista em joelho em São Paulo e explica!
Mais artigos!
Share by: