As compressas são boas opções coadjuvantes no tratamento da dor e outros sintomas de lesões.
Propõe-se que, ao diminuir a temperatura do tecido, ocorre uma redução do metabolismo e espasmo muscular, bem como da dor.
Assim, temos uma redução do processo inflamatório, auxiliando a recuperação após um trauma nos tecidos moles.
Indicamos as compressas frias em traumas ortopédicos agudos, como entorses de joelho, contusões, fraturas, lesões musculares, dentre outras.
Apesar de poder existir variações, indicamos a crioterapia por um período de 10 a 30 minutos, cerca de 4 a 6 vezes ao dia.
Existem alguns erros ao fazer uma compressa fria que devemos evitar, por exemplo:
Esta é uma dúvida comum dos pacientes e devemos esclarecer a diferença entre a compressa quente e a fria.
Isso porque, fazer a compressa errada pode gerar efeitos indesejados e complicações.
A compressa de gelo é normalmente indicada para situações nas quais seu efeito vasoconstritor (redução de calibre dos vasos sanguíneos) diminui o aporte de células inflamatórias na região, melhorando o inchaço, a dor e a função local.
Por isso, indicamos esta compressa em processos agudos inflamatórios, como quedas, pancadas, estiramentos ou entorses.
Já as compressas quentes têm o efeito contrário, ou seja, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue no local e proporcionando um relaxamento muscular com alívio da dor.
Então, estas compressas devem ser realizadas em casos de contraturas e dores musculares e para dores crônicas, como aquelas dores constantes no joelho, nas costas ou no pescoço.
É preciso estar atento, pois fazer a compressa errada pode trazer efeitos contrários daqueles desejados.
Por exemplo, ao sofrer uma pancada no joelho, caso o paciente faça uma compressa quente, pode acabar provocando maior inchaço na região.
Já uma compressa fria no caso de contratura muscular pode piorar significativamente a dor.
Por isso, é essencial ter atenção e cuidado ao fazer as compressas, evitando os tratamentos caseiros por conta.
Busque sempre a orientação de um profissional e siga à risca as orientações do médico ou fisioterapeuta!
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.