A bursite no joelho é a inflamação das bursas, que são estruturas presentes em volta da articulação com intuito de diminuir o atrito e impacto entre os tecidos moles e favorecer um melhor movimento do joelho.
Quando o paciente tem as bursas inflamadas, costuma sentir dores no local. Além disso, outros sintomas podem aparecer, como o inchaço.
Nos casos em que ocorre infecção, pode haver também vermelhidão ao redor.
Essa doença costuma ocorrer em pacientes que praticam atividades que sobrecarregam os joelhos ou que possuem um mal alinhamento desta articulação.
Além disso, acomete esportistas, pessoas que se ajoelham muito ou que exercem atividades repetitivas, por exemplo.
Portanto, é importante conhecer esta inflamação e como seu tratamento é realizado!
As possíveis causas da bursite no joelho podem envolver:
Os sintomas apresentados pela bursite diferem de acordo com a bursa que é afetada e segundo a causa da inflamação.
Dessa forma, o mais comum é o paciente sentir inchaço, dores ao realizar alguns movimentos, sensação de calor na região afetada e vermelhidão.
Assim, ao apresentar algum desses sintomas, o ideal é procurar ajuda profissional para a realização do diagnóstico correto.
Geralmente, fazemos o diagnóstico de bursite no joelho com o histórico médico do paciente e exame físico. Assim, costumamos fazer:
Além disso, podemos solicitar exames de imagem, como raio X, ressonância magnética e ultrassonografia.
Desse modo, descartamos as lesões com causas e sintomas semelhantes a bursite no joelho, a fim de confirmar o diagnóstico e encaminhar o tratamento.
Para tratar da bursite no joelho podemos adotar diversas práticas com intuito de aliviar os sintomas.
Assim, dependendo da causa da bursite e de qual bursa está inflamada, podemos adotar diferentes abordagens de tratamento, por exemplo:
Em caso de uma infecção ser a causa da bursite, receitaremos o uso de antibióticos.
Indicamos a fisioterapia por ela ser uma ótima opção de tratamento, já que pode reduzir a inflamação, dor e o risco de episódios recorrentes da bursite no joelho.
Apesar de mais raros, também podemos indicar a cirurgia e outros procedimentos mais invasivos, como:
Injeção de corticosteróide
Quando a bursite resiste aos tratamentos básicos, o uso da injeção de corticosteróide na bursa afetada pode reduzir a inflamação.
Geralmente, a inflamação diminui rapidamente, mas o paciente pode sentir dores e inchaço devido a injeção por alguns dias.
Aspiração
Podemos usar a aspiração na bursa para reduzir o excesso de líquido e tratar a inflamação.
Desse modo, inserimos uma agulha na região afetada e puxamos o líquido para a seringa.
Em um curto prazo, isso pode causar dor e inchaço, sendo provável o uso de um imobilizador para diminuir as chances desses sintomas serem recorrentes;
Cirurgias
Em casos nos quais outros tratamentos não funcionam e um estado crônico ou recorrente da bursite se apresenta, podemos recomendar a cirurgia para a remoção da bursa.
Além disso, práticas diárias ajudam no alívio da dor e desconforto da bursite no joelho, são elas:
Contudo, vale ressaltar que o paciente deve procurar um ortopedista especialista em joelho caso apresente os sintomas para confirmação do diagnóstico e tratamento adequado.
Assim, evitará riscos e estará seguro para recuperar a sua qualidade de vida e bem-estar.
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
DR. DIEGO MUNHOZ
Dr. Diego Munhoz é médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
ACESSO RÁPIDO
CLÍNICA DECKERS
Av. Europa, 887
Jardim Europa
São Paulo/SP
01449-001
2021 | Dr. Diego Munhoz CRMSP: 168346 RQE: 88349 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.