A acupuntura no joelho pode ser eficaz?
A acupuntura no joelho é um método que podemos utilizar em combinação com outras técnicas terapêuticas para auxiliar no controle da dor proveniente de algumas doenças.
A acupuntura é recurso terapêutico de origem chinesa que implica na inserção de agulhas bem finas em pontos do corpo de modo a estimular a região e, assim, tratar doenças e recuperar a saúde.
Normalmente, não indicamos a acupuntura no joelho como primeira linha de tratamento para as principais lesões.
No entanto, podemos adotá-la como terapia complementar para alguns problemas no joelho.
O uso da acupuntura no tratamento auxiliar da osteoartrose é o mais estudado e existem alguns dados que apontam uma melhora da dor com o uso desta técnica.
No entanto, como os pacientes têm ideias distintas sobre a acupuntura, isso pode ser um viés a se considerar nos estudos realizados.
Por exemplo, aqueles que têm uma postura positiva em relação a esta técnica estão consistentemente associados a resultados de tratamento significativamente melhores.
Quais são os principais objetivos da acupuntura no joelho?
O principal objetivo ao indicarmos o tratamento do joelho com a acupuntura é o controle da dor.
Muitas vezes, isso proporciona uma melhora da função associada da articulação gerando, assim, uma maior qualidade de vida do paciente.
Em linhas gerais, o tempo de duração do tratamento irá depender de cada caso variando conforme o quadro clínico do paciente, a evolução de sua doença, bem como sua dedicação às demais terapias.
Em quais casos não indicamos a acupuntura?
Geralmente, podemos indicar a acupuntura para o tratamento de doenças que geram dor crônica no joelho.
No entanto, não indicaremos esta terapia para o tratamento de lesões traumáticas ligamentares, deformidades, infecções e/ou tumores.
Devemos ressaltar que, por ser um método invasivo, o uso indevido da acupuntura pode ocasionar lesões das estruturas adjacentes.
Apesar de raro, é possível ter lesão de vasos, nervos, músculos e ligamentos, caso a técnica seja realizada de forma inadequada.
Por isso, é essencial que seja feita por profissional habilitado de modo a garantir os resultados positivos e evitar possíveis complicações.
Não deixe de procurar um ortopedista especialista em joelho caso sinta dor ou incômodos nesta articulação.
Somente assim será possível fazer um diagnóstico preciso e indicar as melhores opções de tratamento para o seu caso.
Dr. Diego Munhoz
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
- Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
- Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
- Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).