Epifisiodese: conheça o procedimento

22 de novembro de 2021

A epifisiodese é uma cirurgia ortopédica que altera de forma controlada e objetiva o comportamento de determinada cartilagem de crescimento, seja de forma parcial, total, definitiva ou temporária. 

Os casos mais comuns em que indicamos este procedimento são para tratamento de discrepâncias e assimetrias de comprimento dos membros inferiores, correção de deformidades angulares, contraturas fixas e estatura muito alta, em alguns raros casos. 

A desigualdade no comprimento dos membros inferiores pode resultar de uma ampla variedade de condições, mas é mais frequentemente idiopática, congênita ou pós-traumática.

Isso resulta em muitos problemas, como por exemplo, distúrbios da marcha, lombalgia, dor no joelho e alteração de aparência com um impacto geral considerável na qualidade de vida.

Quando indicamos a epifisiodese?

No geral, indicamos a epifisiodese quando a diferença entre os membros previsto na maturidade é de 2 a 5 cm e em crianças com crescimento suficiente restante para corrigir a discrepância.

Já quando nos referimos a discrepâncias menores que 2 cm, elas costumam ser assintomáticas e podemos tratá-las com palmilhas.

Como fazemos a cirurgia?

Realizamos esta cirurgia através do uso de dispositivos que diminuem a velocidade de crescimento da cartilagem.

Por exemplo, se queremos corrigir uma assimetria de tamanho das pernas, fazemos esta intervenção somente do lado do maior membro, desacelerando seu crescimento.

Dessa forma, o lado sem intervenção irá crescer corrigindo, assim, a assimetria de tamanho e as deformidades presentes na criança. 

Diversos são os dispositivos que podemos usar para modular o crescimento da cartilagem, como por exemplo, placas, parafusos ou grampos.

Na maioria dos casos, realizamos esse procedimento com anestesia geral ou sedação, mas dependendo de cada caso, poderemos adotar outras técnicas de anestesia. 

Em linhas gerais, esta é uma cirurgia simples e, normalmente, o paciente pode ir embora no dia seguinte ao procedimento. 

Quais os riscos da cirurgia?

Apesar da epifisiodese ser uma cirurgia relativamente segura, existem alguns possíveis riscos, por exemplo:

  • Hiper ou hipo correções de deformidades;
  • Formações de barras ósseas;
  • Infecções;
  • Tromboses;
  • Reações à anestesia.

Como é a recuperação após realização da epifisiodese?

A recuperação após a epifisiodese varia conforme cada caso.

De forma geral, o tempo total de tratamento irá depender do grau de deformidade e velocidade de crescimento restante da criança. Isso porque, é necessário esperar que o paciente cresça para que a deformidade possa ser corrigida.

Este é um procedimento que deve ser realizado por um especialista, que irá acompanhar a recuperação e desenvolvimento do paciente.

Então, em caso de discrepâncias no crescimento dos membros inferiores da criança, procure um médico o quanto antes!

Dr. Diego Munhoz

Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.

Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!

  • Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
  • Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
  • Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
  • Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).
Agende Sua Consulta
Cirurgia de prótese no joelho: quais as novidades dos últimos anos?
13 de fevereiro de 2025
Quais as novidades na Cirurgia de Prótese no Joelho? Dr. Diego Munhoz é Ortopedista Especialista em Joelho em São Paulo e fala sobre o assunto!
Tratamento conservador da artrose no joelho: conheça a medicina regenerativa
6 de fevereiro de 2025
Quer entender mais sobre o Tratamento Conservador da Artrose no Joelho através da Medicina Regenerativa? Dr. Diego Munhoz é Especialista em Joelho em São Paulo e explica!
Tratamento com plasma rico em plaqueta (PRP) no joelho
18 de setembro de 2024
Quer entender mais sobre o Tratamento com Plasma Rico em Plaqueta (PRP) no Joelho? Dr. Diego Munhoz é ortopedista especialista em joelho em São Paulo e explica!
Mais artigos!
Share by: