Entorse no joelho: como é o tratamento?
A entorse de joelho é um tipo de trauma indireto na região do joelho no qual as estruturas sofrem estiramento por torção em um movimento de giro com o pé preso ao solo.
As principais estruturas afetadas são os ligamentos (cruzado anterior e posterior, colateral medial, colateral lateral, complexo poplíteo), os meniscos medial e lateral, a cartilagem e, em casos mais graves, até mesmo os ossos e tendões.
De forma geral, a entorse está associada à prática esportiva, principalmente esportes de giro e pivotagem, como por exemplo, basquete, futebol, ski, dentre outros.
São mais comuns em pacientes jovens e ativos e algumas lesões por entorse, como a do ligamento cruzado anterior, são mais comuns em mulheres.
As entorses podem ocorrer nas atividades do dia a dia, por exemplo, quando ocorre um mau jeito, seja ao descer escadas, pular ou até mesmo em um escorregão.
Além disso, as entorses mais graves estão associadas a trauma de rotação complexo envolvido em acidentes de maior energia, como quedas de moto.
Podemos citar como principais tipos de entorses:
- Entorse em valgo (para dentro): associado a lesões do ligamento colateral medial;
- Entorse em valgo (para dentro): associado a rotação: associação de lesões do ligamento colateral medial, com ligamento cruzado anterior e com meniscos;
- Trauma rotacional com joelho fletido, rotação interna do fêmur sobre a tíbia: mecanismo clássico de lesão do ligamento cruzado anterior, pode haver associação com menisco;
- Hiperextensão: pode haver lesão do ligamento cruzado anterior e cápsula posterior;
- Entorse em varo (para fora): associado a lesões laterais do joelho como ligamento colateral lateral e complexo poplíteo.
- Entorses complexos de alta energia e multidirecionais: associados com lesões multiligamentares, são casos mais graves;
- Entorses com força para trás: associação de lesões com a lesão do ligamento cruzado posterior.

Quais são os sintomas da entorse? Quando procurar o médico?
Após a torção, o paciente evolui com dor, inchaço e dificuldade de apoio da perna no chão.
Além disso, pode ocorrer hematoma na região e o paciente também pode ficar com o joelho travado.
Então, o que recomendamos é que o indivíduo deve sempre procurar um ortopedista especializado em joelho após sofrer uma torção.
O que fazer até ir ao médico?
No período entre a lesão e a consulta com especialista, é preciso proteger a articulação, evitando apoio indiscriminado ao solo. Assim, o paciente pode usar muletas e imobilizadores para proteger a região.
Além disso, indicamos a realização de compressas de gelo para melhor a dor e o inchaço, bem como o uso de pomadas e sprays locais para alivio momentâneo.

Há a possibilidade também do paciente utilizar medicações para dor, como analgésicos e anti-inflamatórios.
Como fazemos o diagnóstico?
O diagnóstico da entorse de joelho é clínico através da história do ocorrido e exame físico, onde realizamos testes para avaliação das estruturas internas do joelho, como meniscos, cartilagem e ligamentos.
Além disso, a realização de uma ressonância magnética é de suma importância para conseguirmos discriminar exatamente o que ocorreu e, assim, conduzir o tratamento da melhor forma.
Tratamento da entorse no joelho
O tratamento da entorse e a recuperação do paciente irão variar de acordo com a estrutura lesada.
Por exemplo, um dos ligamentos mais comumente lesionados é o colateral medial e, caso tenhamos uma lesão isolada, o tratamento conservador é preconizado na maioria das vezes.

Já em situações nas quais tenhamos uma lesão do ligamento cruzado anterior, normalmente, indicamos o tratamento cirúrgico.
Você poderá ler mais sobre o tratamento das lesões em cada um dos ligamentos em outros artigos:
Saiba mais sobre a lesão no ligamento colateral lateral
Lesão no ligamento cruzado posterior: como tratar e prevenir
Lesão no Ligamento Colateral Medial: sintomas e tratamento
Como tratar a lesão do ligamento cruzado anterior?
Lesões multiligamentares no joelho: o que fazer?
O essencial é não postergar a ida a um ortopedista especialista assim que sofrer alguma lesão no joelho.
Isso porque, somente dessa forma poderemos avaliar com cautela as estruturas da articulação e indicar o tratamento mais apropriado para cada caso.
Dr. Diego Munhoz
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
- Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
- Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
- Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).