Cirurgia da luxação da patela: saiba mais
A cirurgia da luxação recidivante da patela ou instabilidade femoro patelar pode variar bastante, a depender das alterações encontradas.
Pode ser necessário até mesmo diversos procedimentos, como a distalização da patela (abaixar a patela), medialização patelar, release lateral, tratamento da lesão de cartilagem, trocleoplastia (aprofundamento do sulco da tróclea) e osteotomias para melhorar alinhamento da perna.
Cirurgia da luxação da patela
De forma geral, porém, o tratamento cirúrgico que quase sempre é feito é a reconstrução do ligamento patelo femoral medial (às vezes isoladamente e as vezes em concomitante com os procedimentos acima).
Reconstrução do ligamento patelofemoral medial
Para reconstruir este ligamento, precisamos utilizar um enxerto, o qual irá fazer parte do novo ligamento formado. Esse enxerto utilizado é retirado, normalmente, ou dos tendões flexores (parecido com o LCA) ou retiramos uma tira do quadríceps.
O novo enxerto precisa passar através de uma passagem entre o fêmur e a patela e essa passagem é realizada através da segunda camada de estruturas profundas do joelho.
Após comunicar a parte interna da patela com o fêmur, utilizamos âncoras, parafusos e suturas para prender o enxerto na patela e prender o enxerto no fêmur.
É muito importante que essas ligações sejam feitas nos locais nativos do ligamento e que isso seja feito em uma tensão fisiológica para que a patela não fique muito presa e nem muito solta.
Reabilitação
A reabilitação pós operatória pode mudar, a depender do tipo de técnica cirúrgica empregada. No entanto, normalmente deixamos um imobilizador em conjunto com muletas para proteger a descarga de peso ao solo e evitar movimentos bruscos e profundos de flexão do joelho ou de entorse.
Na maioria das vezes, o paciente costuma ficar um dia internado para observar o pós operatório, obter medicação para dor e realizar o primeiro contato com a fisioterapia.
Após a cicatrização, é de suma importância que o paciente ganhe força muscular, movimento e equilíbrio para que o tratamento seja completo.
O ortopedista especialista em joelho será o responsável pela cirurgia da luxação recidivante de patela.
.
Dr. Diego Munhoz
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
- Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
- Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
- Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).