Ligamento Cruzado Anterior: o que é?
O que é o ligamento cruzado anterior (LCA)?
O LCA é um ligamento, ou seja, uma estrutura composta por água e colágeno (além de outros componentes) que estabiliza e conecta dois ossos, no caso o fêmur e a tíbia.
Abaixo temos imagens de histologia evidenciando a formação do ligamento com a presença de colágeno.
Essa conexão faz com que o ligamento estabilize os dois principais movimentos do joelho: o de translação anterior da tíbia e o de rotação externa da tíbia, o que contribui para a estabilidade do nosso joelho.
É importante dizer que o nosso joelho é submetido a diversas forças em diversas amplitudes de movimento, agindo de maneira complexa com esse ligamento, o que faz com que conhecer a anatomia do LCA seja importante para o entendimento da lesão e seu tratamento.
Características físicas
O comprimento médio do ligamento é de 32mm (variando de 22-41mm) e a largura média é de 10 mm(7-12mm).
O ligamento aguenta uma força de tensão máxima de, aproximadamente, 1725 ± 270 Newntons (unidade de força) antes de romper.
Sua circunferência depende do local do ligamento, mas pode variar de 34-42mm.
Vascularização
O ligamento cruzado anterior é irrigado, principalmente, pela artéria genicular média. No esquema abaixo, pode-se perceber que a maior parte de sua irrigação vem da região posterior do joelho.
Localização
O ligamento cruzado anterior possui localização central dentro do joelho, o que o torna um dos principais ligamentos responsáveis pela estabilidade da articulação.
O LCA cruza o joelho (dando origem ao seu nome) iniciando-se na região posterolateral do fêmur e se inserindo na região anterior e medial da tíbia.
Por acabar mais na frente no joelho, ele é considerado ANTERIOR ao outro ligamento cruzado que temos no joelho, o qual é designado como posterior.

Bandas
O ligamento cruzado é composto por duas principais bandas chamadas de anteromedial e posterolateral, sendo que cada banda está mais ativa em determinada posição do joelho.
Dessa forma, podemos ter lesões parciais do ligamento cruzado quando rompemos apenas uma das bandas, fazendo com que o joelho fique mais frouxo em determinada posição, a depender da estrutura lesada.
De forma geral, a banda anteromedial fica tensa com o joelho flexionado e a posterolateral fica tensa com o joelho estendido.
Essa dinâmica de tensão também ocorre fisicamente e podemos perceber que, durante a flexo extensão do joelho, o ligamento se torce, mudando sua tensão ao longo do movimento, não se comportando assim de forma isométrica.
Membrana
Outro fato de sua anatomia que é importante frisar é que, apesar do ligamento cruzado estar dentro do joelho, ele é recoberto por uma membrana o que o torna extra sinovial.
Sendo assim, o LCA normalmente não possui contato íntimo com o líquido articular. Isso é importante, pois após uma lesão, essa membrana é rompida e a exposição do ligamento ao ambiente do líquido articular também dificulta a sua cicatrização.
O ortopedista especialista em joelho é o médico que conhece todas as estruturas do LCA e poderá atuar no seu tratamento!
Consulte as fontes da imagens aqui.
Dr. Diego Munhoz
Médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho graduado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Acompanha com proximidade o quadro clínico do paciente e atua do diagnóstico a reabilitação!
- Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP);
- Residência em Ortopedia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Especialização em cirurgia de Joelho pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos residentes de ortopedia durante o ano de 2018 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Preceptor dos alunos de medicina(internos) durante o ano de 2019 Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP);
- Habilitado em Cirurgia Robótica do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho;
- Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
- Atualmente, cursa doutorado pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP (IOT HC FMUSP).